EBM Irmã Cecília será primeira escola pública bilíngue de São Lourenço do Oeste
- Ascom PM de SLO
- 19 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

O projeto Cecília Bilíngue, na Escola Básica Municipal (EBM) Irmã Cecília, da rede municipal de ensino de São Lourenço do Oeste, será implantado a partir de 2020 pelo governo municipal, por meio da Secretaria de Educação. A finalidade é preparar o aluno para se comunicar na língua inglesa. Isto porque, ao falar inglês, o aluno verá que seu campo de aprendizagem é expandido, sua facilidade em receber informações é ampliada, possibilitando uma melhor conexão com o mundo, que requer uma comunicação mais efetiva.
Rafael Caleffi, prefeito de São Lourenço do Oeste, explica que a criação de uma cultura bilíngue torna-se cada vez mais necessária na cidade, muito em razão do avanço industrial, “Através das escolas, o aluno tem a oportunidade de sair do ensino fundamental com noções avançadas em língua inglesa, requisito essencial para a inserção no mercado de trabalho”, diz.
O secretário de Educação, Alex Tardetti, explica que o projeto Cecília Bilíngue possibilita a criação de um método próprio. Sendo assim, em São Lourenço do Oeste o projeto terá aulas semanais simultâneas e a inclusão da língua inglesa por meio de atividades complementares ao conteúdo trabalhado pela pedagoga. “Será mantida a aula de inglês, com enfoque no ensino de gramática, escrita e conteúdos que não sejam contemplados dentro das demais disciplinas. Esta aula de língua inglesa será ministrada pelo professor de inglês do Ensino Bilíngue”, acrescenta o secretário. Ele ainda explica que a língua inglesa não influenciará na avaliação das disciplinas, restringindo-se apenas em acompanhar os avanços na língua, sem intencionalidade de avaliação. “Para alunos que apresentarem dificuldade ou alunos com transferência de outras escolas, será ofertada aula de reforço na língua inglesa no contra turno escolar”, garante.
Cabe salientar que o projeto Cecília Bilíngue será iniciado com alunos do 3º ano do ensino fundamental e será implantado de forma gradativa, passando a integrar a grade curricular escolar da rede municipal de ensino.
Sobre a escola
Em 2020, a EBM Irmã Cecília estará em novo endereço. A obra, localizada no loteamento Meneguetti, bairro Santa Catarina, está em fase de finalização. Ela recebe recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 3,5 milhões. A contrapartida municipal é o terreno e toda a obra de acesso. A escola deverá abrigar alunos do 1º ao 9º ano que hoje dividem espaço no prédio da Escola de Educação Básica (EEB) Sóror Angélica.
Comentários