Novo Horizonte: Projeto Primavera chama a atenção para a preservação da natureza
- ASCOM PM DE NOVO HORIZONTE
- 24 de set. de 2019
- 2 min de leitura

Com o tema “Todos gostam de sombras, mas poucos plantam árvores”, as escolas da rede municipal de ensino de Novo Horizonte – Centro Educacional Municipal Novo Horizonte (Cenho) e Aide Terezinha Gharguetti Malagutti – realizaram, nos dias 20 e 23 de setembro, o Projeto Primavera. Além de celebrar a chegada da primavera, o projeto faz referência ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. De acordo com a diretora do departamento de Educação de Novo Horizonte, Roseli Orlandi, foi uma ação idealizada pelos professores da educação infantil. “A intenção foi sensibilizar a sociedade e mostrar que todos precisam contribuir para a melhoria da natureza e que, para isso, é preciso plantar mais árvores”, disse ela frisando que nos dois dias os alunos distribuíram mais de 300 mudas. Os professores acompanharam as turmas. “Um projeto produtivo, pois envolveu todo o município com o único propósito que é preservar”.
Roseli afirma que o trabalho dentro e fora da sala de aula pretende proporcionar momentos de reflexão junto à necessidade de preservação das árvores possibilitando a reflexão individual e coletiva das questões do desmatamento e queimadas. “É um projeto de mão dupla, onde crianças e adultos são estimulados a pensar e fazer diferente”, enxerga a diretora.
Conforme a diretora, além das visitas ao comércio e distribuição de mudas, os alunos participaram, na sexta-feira (20), de uma peça teatral. Em sala, com os professores, desenvolveram textos sobre natureza e preservação. “Foi uma experiência valiosa, pois permitiu a reflexão e o aprendizado das crianças, mas o engajamento e o envolvimento dos professores e da comunidade. Acredito que atingimos o objetivo”, avalia.
Esse foi o segundo ano que as escolas da rede municipal de Ensino realizam a distribuição de mudas pelo Projeto Primavera. Em 2018 foram entregues em torno de 280 mudas. Nos dois anos foi priorizada a entrega de árvores frutíferas. A ideia é que além de sombra, elas também produzam frutos. Assim como o comércio, cada aluno ganhou uma muda.
Comments