top of page
Mais Notícias

Saúde Indígena em Pauta: Saiba onde há mobilizações na região

  • CLIC RDC | FOTO: Lidiane Pagliosa/Oeste Capital
  • 26 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Em protesto contra a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), povos indígenas realizaram atos em diversas cidades do país desde esta segunda-feira (25). Em Chapecó, as mobilizações iniciaram na manhã desta terça-feira (26), com o bloqueio da ponte do Porto Goio-Ên, que liga Chapecó/SC e Nonoai/RS.

Indígenas, de várias etnias, rechaçam a proposta de municipalização dos serviços de saúde oferecidos às comunidades indígenas atualmente. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou na última quarta-feira (20), mudanças na estrutura da pasta que impactam diretamente as diversas etnias espalhadas pelo país.

A proposta que prevê a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que passaria a atuar como um departamento, incorporando os serviços destinados às aldeias a uma nova Secretaria Nacional da Atenção Primária. “Diante desse fato, nós quanto indígenas, não aceitamos a municipalização e iniciamos uma semana de mobilização nacional, de norte a sul do país”, explica o Conselheiro Distrital de Saúde Indígena, Adroaldo Antonio Fidelis.

Segundo ele, os indígenas se mobilizam neste momento para que o ministro recue e ouça o que eles têm a dizer. “Porque até então, como está previsto na Constituição Federal, cabe à União que, qualquer decisão tomada, que os indígenas sejam consultados e nós não fomos”, explica Adroaldo.

“Nós já temos experiencias com outros municípios e prevemos um genocídio indígena em massa”, conclui.

Adroaldo analisa que com as mudanças propostas, os estados e municípios não seriam capazes de fornecer um serviço de qualidade a saúde indígena. “Pela nossa experiência, temos claramente de que eles não têm condições, muito menos estrutura de assegurar uma saúde diferenciada para as nossas comunidades”, pontua.

Mobilizações

Ipuaçu/SC – Indígenas bloquearam a BR-480 na noite desta segunda-feira, na Terra Indígena Chapecó, no trecho que liga ao município de Bom Jesus/SC. Não há passagem de veículos no local.

Chapecó/SC – Há um ponto de bloqueio, que começou na manhã desta terça-feira, na ponte sobre o rio Uruguai, entre Chapecó e Nonoai/RS. Segundo os manifestantes, o trânsito deve ser liberado a cada hora.

Iraí/RS – Há previsão de bloqueio da BR-386, em Iraí/RS, prevista para iniciar às 9h30 desta terça-feira.

Mangueirinha/PR – Há previsão de bloqueio também na BR-373, entre Mangueirinha e Chopinzinho/PR.


Comments


Apoio Cultural
Logo Linhares fundo vermelho II.png
CATEGORIAS
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • White Instagram Icon

Mantenedora: Associação Comunitária e Cultural São Lourenço

Rádio Estação FM: Canal 285 – ZYV227 – 104,9 MHz

Rua Pedro Álvares Cabral, 160- 3º andar. Bairro Brasília.

São Lourenço do Oeste - SC 

(49) 3344-0104

bottom of page