Inicia na próxima semana o período de matrículas da Rede Estadual de Ensino
- GERED DE SLO | FOTO: ILUSTRATIVA
- 12 de nov. de 2018
- 2 min de leitura

Na última semana, a Gerência Regional de Educação de São Lourenço do Oeste, reuniu gestores escolares de todas as instituições de ensino da rede estadual, para repassar orientações referentes às matrículas para o ano letivo de 2019.
Na ocasião, o gerente regional de Educação, João Patinho, salientou que o período para realização das referidas matrículas tem início na próxima segunda-feira, 19 e segue até 23 de novembro. A orientação da Secretaria de Estado da Educação é que para a escolha da Escola, deve ser levado em consideração o critério de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do aluno ou do trabalho dos responsáveis legais. O próprio site www.sed.sc.gov.br disponibiliza um mapa para consulta com a localização das escolas (http://serieweb.sed.sc.gov.br/cadueportal.aspx).
Em todas as unidades escolares do Estado, com exceção das 109 escolas da Grande Florianópolis, o processo deverá ser feito somente de forma presencial, mediante apresentação dos seguintes documentos:
Certidão de Nascimento;
Carteira de Identidade;
Atestado de Frequência com indicação da etapa/ano em 2018 ou histórico escolar;
Comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula);
1 foto 3x4; (opcional)
Carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental
Fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis
Para realizar a matrícula no ensino fundamental é necessário a criança ter 6 anos de idade até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o interessado para o ensino fundamental deverá ter 15 anos completos até o ato da matrícula e 18 anos para o ensino médio.
Escolas da Grande Florianópolis
Interessados para ingresso em uma das 109 escolas da Grande Florianópolis devem realizar a pré-matrícula online de 19 a 23 de novembro e posteriormente, apresentar a documentação diretamente na escola até 28 de novembro.
Haverá um segundo momento para a realização das matrículas, entre 4 e 7 de fevereiro, entretanto, o gerente João Patinho salienta que é muito importante que as matrículas sejam realizadas no primeiro período devido ao planejamento das escolas, bem como a organização do quadro de profissionais para o próximo ano letivo.
Critérios para composição das turmas
Em relação ao número de alunos por turma, o gerente salienta que a possibilidade de comunicação e aproveitamento não devem ser prejudicados, por isso deve-se obedecer alguns critérios pedagógicos: 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, 25 alunos por turma, para desdobro quando exceder 5 alunos, de acordo com a Lei Complementar nº 170/1998.
Quanto a metragem da sala de aula para demais anos, deverá ser seguido Parecer Técnico 27/2013/CIP/GAM sendo:
- Sala com 48 metros quadrados: 30 alunos
- Sala com 56 metros quadrados: 35 alunos
- Sala com 64 metros quadrados: 39 alunos
Comments