Gestores escolares estaduais da região socializam metas e recebem capacitação
- Assessoria ADR São Lourenço do Oeste
- 21 de nov. de 2017
- 2 min de leitura

De acordo com a Supervisora de Ensino da Gerência Regional de Educação, Inês Sabka, o processo de mudança na escolha do gestor escolar da rede estadual, contribuiu significativamente para a implementação de uma gestão mais democrática nas escolas.
Com a escolha do diretor pela comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação assumiu o compromisso de oferecer formação aos gestores isso está acontecendo em parceria com as Gerências Regionais de Educação (Gered), por meio do setor de Supervisão de Ensino.
Na sexta-feira, 17, gestores das instituições da rede estadual de ensino dos sete municípios compreendidos pela ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de São Lourenço, participaram da quarta edição de um Seminário de capacitação organizado pela Supervisão de Ensino da Gered.
O encontro também contou com a presença do gerente de Educação João Patinho, servidores da Gered e convidados, além dos diretores de escolas da rede estadual. Na ocasião, houve a socialização das Metas e Ações Pedagógicas do 2º semestre de 2017. A capacitação foi abrilhantada por uma palestra ministrada pelo Promotor de Justiça Dr. Marcos Schlickmann Alberton, que abordou o tema Socioeducação e Medidas Socioeducativas.
Na oportunidade, ao professor Alex e graduandos em Direito da UNOCHAPECÓ, Campus de São Lourenço do Oeste, foi concedido um espaço para a Exposição de Mediação de Conflitos. Trata-se de um trabalho realizado no Centro de Atendimento a Comunidade. Este estudo faz parte da Justiça Restaurativa, assunto também estudado no Módulo IV da capacitação para gestores.
“A formação de gestores iniciada no ano de 2016 e consolidada em 2017, trouxe à tona discussões bastante precisas nos aspectos pedagógicos, administrativos, físico e financeiro das instituições escolares” – conta Inês. O Seminário realizado na última semana, encerrou a formação de 100 horas que aconteceu ao longo deste ano letivo.
A supervisora, que também atuou como tutora do curso, frisa que é possível perceber com esta ação, uma mudança significativa na gestão das escolas fundamentando a dimensão pedagógica através da reestruturação do projeto Político Pedagógico.


ความคิดเห็น