Educação de Novo Horizonte promove atividades instrutivas na Semana Nacional do Trânsito
- Assessoria Prefeitura Municipal de Novo Horizonte
- 21 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Numa parceria com a Polícia Militar (PM) e o Centro de Formação de Condutores (CFC) Formula 1, a Secretaria de Educação de Novo Horizonte realizou um série de atividades educativas na Semana Nacional do Trânsito. O trabalho envolveu todos os alunos da rede municipal de educação e começou na segunda-feira (18).
Nesta quinta-feira (21), todos os alunos participaram de uma palestra com a instrutora do Centro de Formação de Condutores Formula 1. Na sequência, puderam ver na prática o funcionamento de um circuito de trânsito onde teve sinalização, semáforo, cruzamentos, faixas de pedestre e policiamento.
Além dos professores e os parceiros, a secretária de Educação, Solange Franzosi, aproveitou para agradecer ao comércio do município que entendeu o projeto e colaborou financeiramente para que todos os alunos recebessem uma cartilha explicativa. Ela também lembrou que foi possível, com a parceria da Formula 1, confeccionar uma carteirinha que simula uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e coprova que os alunos participaram das atividades e da formação.
Segundo a secretária, o objeto do projeto é desenvolver a educação e o respeito no trânsito. “Queremos despertar a consciência desde cedo”, disse ela afirmando que o projeto foi um sucesso, pois todas as turmas trabalharam com a mesma perspectiva, ou seja, prevenção e informação.
Conforme a orientadora educacional da rede municipal de ensino, Janete Raquel de Oliveira Crestani, o projeto visa contribuir para a formação de cidadãos conscientes. “Por terem entre quatro e 12 anos, os alunos influenciam diretamente no comportamento dos pais. Eles servem como um elo entre a escola e a família e isso permite que as instruções cheguem até as casas”, analisa.
Otávio Orben de Oliveira de 11 anos foi um dos alunos que participou das atividades. Ele afirma que aprendeu o significado da sinalização e o funcionamento, por exemplo, do semáforo. “Respeitar e obedecer a sinalização é importante, pois evita que ocorram acidentes. Achei muito importante e interessante, pois apreendi muito”, finaliza o jovem.
Parceria
De acordo com Lucyana Spegiorin, diretora geral do CFC Fórmula 1, o trabalho busca conscientizar. “É mais fácil ensinar da maneira correta as crianças do que mudar o conceito e o dia a dia das pessoas mais velhas. Eles vão ser os futuros motoristas”. Ela explica que todas as atividades, teóricas e práticas, foram baseadas no dia a dia das crianças. “Explicamos como eles devem agir dentro do transporte escolar, do carro da família, nas ruas e o que eles devem cobrar dos pais no trânsito”, disse afirmando que são essas pequenas atitudes que vão ajudar a evitar acidentes e que trânsito seja mais humano e seguro para todos.
Projeto
Lembrando que a rede municipal de ensino tem alguns objetivos com relação a questão pedagógica, Janete explicou que o grupo de professores discute frequentemente para que todos possam trabalhar em sala de aula com a mesma perspectiva. Segundo a orientadora educacional o projeto da educação no trânsito foi desenvolvido com esse pensamento. “O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - que nós iniciamos em agosto a formação dos professores – veio como suporte para esse planejamento coletivo”, disse frisando que nessa ideia cada professor elaborou uma sequencia de atividades para o projeto. “São atividades teóricas e práticas”, finalizou.



Comments